segunda-feira, 23 de maio de 2016

FINALMENTE, O TÚNEL DO MARÃO!

Desde o lançamento da primeira pedra, até à inauguração do Túnel do Marão, Lili Caneças tirou uma “selfie”, ao lado de Jorge Jesus, o Argozelo conseguiu vencer uma Taça da Associação de Futebol de Bragança e, nas Presidenciais, Vitorino Silva conquistou 457 votos, em Rebordosa, concelho de Paredes. Ah, e a empreitada passou por cinco governos e três primeiros-ministros.
Vários acontecimentos (uns mais importantes do que outros) foram decorrendo, ao longo de oito anos, que pareciam intermináveis, e que iam adiando o sonho, principalmente dos transmontanos.
O importante momento, que envolveu o passado dia 7 de Maio, foi tão frenético e excitante que Passos Coelho, que até já foi presidente da Assembleia Municipal de Vila Real, mas que preferiu não estar presente na inauguração, teve uma alucinação e referiu que nunca participou em inaugurações de obras. 
Quem não perdeu uma boa oportunidade, para reagir a Passos, foi o “animal político” José Sócrates, indo de encontro ao que disse Lili Caneças: “Estar vivo é o contrário de estar morto”.
O Túnel do Marão tinha sido uma promessa de campanha de Sócrates, que foi um dos poucos políticos a lutar pela construção do túnel, e apareceu “fresco como uma alface”.
De salientar o quanto foi curioso atestar que o antigo primeiro-ministro socialista consegue ser o centro de todas as atenções, sempre que aparece em público, levando a que os microfones tenham nele o seu destinatário favorito, e fazendo com que António Costa procure, habilmente, fugir aos holofotes. 
Foi uma das inaugurações mais marcantes, na história da região. Uma região pouco desenvolvida, sendo, nomeadamente, esquecida pelo poder central e não, cuidadosamente, valorizada pelo poder local. 
O Marão era um bloqueio ao desenvolvimento de Trás-os-Montes e Alto Douro, e o Túnel do Marão será alternativa a uma estrada com um percurso montanhoso e manchada de sangue - o IP4.
Diminuindo desigualdades, e aconchegando o interior, ao litoral, o túnel sempre traz alguma esperança aos transmontanos. No entanto, 5 665 metros de alcatrão nunca serão a “galinha dos ovos de ouro” de uma região, não resolvendo todos os problemas. Como anotou Manuel Carvalho, no Público: “Para que Trás-os-Montes e o Alto Douro se desenvolvam, [...] vai ser preciso o que tanto tem faltado: ousadia, empenho, perseverança, estratégias e investimentos”.
Para terminar, partilho algumas palavras sentidas de um poeta que tanto se inspirou na Serra do Marão, Teixeira de Pascoaes:

Chegada de Marânus à Montanha

Amo-te, ó Serra, em tudo o que tu és!
Amo-te, desde a rocha que em ti sofre
Ao tojo bravo e à urze tão mesquinha
De que sempre te vestes, porque, enfim,
Tu és grande, e, portanto, pobrezinha!


(Teixeira de Pascoaes, in Marânus) 

Comentário político na "Rádio Alto Ave", e jornais "Geresão" e "Notícias de Vieira".