quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

O OLIMPO DO FUTEBOL TEM MAIS UM NOME: CRISTIANO RONALDO!

       

Somos poucos, mas isso não nos impede de sonhar. Já na altura dos Descobrimentos, sonhamos e tornamo-nos num dos países mais ricos e influentes do mundo.            

É óbvio que não basta sonhar, temos também de lutar e acreditar que é possível atingir os objectivos que traçamos.            

O povo português é destemido e aventureiro. Aliás, os lusos, que fazem as malas rumo aos quatro cantos do globo, levam Portugal no coração. E os que continuam cá, têm imenso orgulho em todos os que emigraram, naqueles que são dignos embaixadores do país.         

Nos últimos anos, inúmeros portugueses destacaram-se um pouco por toda a parte. Elevando, incessantemente, a nossa bandeira, triunfamos no desporto, ciência, tecnologia, literatura, ou mesmo na música.            

Entre muitos que dão cartas fora de portas, há um português que é o expoente máximo da vitória, ambição e notoriedade: Cristiano Ronaldo.

O nosso menino de ouro é a marca portuguesa mais valiosa. Começou no Andorinha, e sonhou ser o melhor do mundo. E, para isso, trabalhou e trabalha, incansavelmente, para ser uma lenda do futebol mundial.

Após muito esforço e dedicação, já vai a caminho da quarta Bola de Ouro. Se a sua ambição não tem limites, também é verdade que sente um enorme orgulho por ter nascido no país de Luís de Camões. Como cantou Herman José, numa música escrita pelo saudoso Carlos Paião: “Deixem-se de tretas, força nas canetas que o maior é PORTUGAL”.

O hat-trick de ouro de Cristiano Ronaldo é absolutamente apaixonante. O futebol move multidões, conseguindo despertar amores e ódios, casamentos e divórcios.

Desde que Maradona pendurou as chuteiras, o futebol encontrava-se sem reis. Ronaldo (o fenómeno), Zidane e Ronaldinho Gaúcho foram príncipes, mas Cristiano e Messi estão num patamar superior, superam-se, continuamente, e são verdadeiros reis.

Agradeço a Deus o facto de pertencer à mesma geração de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Como amante do “desporto-rei”, observo, com enorme satisfação, os dribles monstruosos e remates com selo de golo a que já nos habituaram.

Em relação ao futuro, acredito que o nosso craque vai continuar no topo do futebol mundial, por mais cinco anos.

O melhor jogador de sempre? Bem, uma coisa é certa: o seu nome já está no Olimpo do futebol.

Cristiano Ronaldo, obrigado!

Comentário na "Rádio Alto Ave", e jornais "Geresão" e "Notícias de Vieira" (14/01/2014).