quarta-feira, 23 de março de 2022

“O JORNAL DE VIEIRA” ESTÁ DE PARABÉNS

Cinquenta anos é tempo de uma vida! Os meus parabéns a “O JORNAL DE VIEIRA” (JV) nas pessoas do diretor, padre Luís Jácome, de José Antunes, diretor-adjunto, e de Inês Sousa, da composição. A existência do JV deve-se à resiliência destas três pessoas e aos seus colaboradores.

Uma imprensa regional livre, plural e independente é fundamental para manter as pessoas informadas sobre a comunidade; para levar Vieira do Minho aos nossos emigrantes; e para o arquivo histórico do concelho.
Nos últimos anos, Vieira do Minho tem perdido população de forma galopante. A sustentabilidade demográfica e o desenvolvimento sustentável serão fundamentais no contexto de novas políticas de desenvolvimento que o Município terá que implementar sob pena de Vieira do Minho desaparecer como concelho. É o grande desafio que temos pela frente. Seria excelente que a imprensa local promovesse debates e iniciativas que nos ajudem a inverter esta situação de declínio.
O JV, que tem o Arciprestado de Vieira do Minho como instituição proprietária, poderia ter um papel importante neste debate, mais a mais agora que a Igreja bracarense acaba de conhecer o seu novo arcebispo, D. José Cordeiro, um pastor que defende uma Igreja de proximidade e atenta aos problemas da sociedade.