quarta-feira, 25 de maio de 2022

JOSÉ RAMOS-HORTA TOMA POSSE



José 𝗥𝗮𝗺𝗼𝘀-𝗛𝗼𝗿𝘁𝗮 acaba de tomar posse, no dia 20 de maio, como Presidente da República de 𝗧𝗶𝗺𝗼𝗿-𝗟𝗲𝘀𝘁𝗲, pela segunda vez na História do país, 𝗮𝗼𝘀 𝟳𝟮 𝗮𝗻𝗼𝘀.
𝗥𝗮𝗺𝗼𝘀-𝗛𝗼𝗿𝘁𝗮 liderou a resistência timorense aquando da ocupação indonésia, entre 1975 e 1999. A libertação de Timor foi um momento histórico e fielmente abraçado pelo povo português, que acompanhou de perto o desenrolar dos acontecimentos, solidarizando-se com os oprimidos contra o opressor.
O amor à 𝗹𝗶𝗯𝗲𝗿𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗳𝗼𝗶 𝗼 𝗺𝗼𝘁𝗼𝗿 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮 𝗹𝘂𝘁𝗮 𝗮𝗳𝗶𝗻𝗰𝗮𝗱𝗮 que protagonizou e lhe valeu o Prémio 𝗡𝗼𝗯𝗲𝗹 𝗱𝗮 𝗣𝗮𝘇, no ano de 1996.
Em 2017, 𝗥𝗮𝗺𝗼𝘀-𝗛𝗼𝗿𝘁𝗮 𝘃𝗶𝘀𝗶𝘁𝗼𝘂 𝗩𝗶𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗱𝗼 𝗠𝗶𝗻𝗵𝗼, participando numa conferência, na qual 𝘁𝗶𝘃𝗲 𝗮 𝗼𝗽𝗼𝗿𝘁𝘂𝗻𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗱𝗲 𝗰𝗼𝗻𝘃𝗲𝗿𝘀𝗮𝗿 com uma figura histórica de uma comunidade com a qual partilhamos o idioma.
A permanente preocupação com os desfavorecidos e com os seus compatriotas não cessou até aos dias de hoje, tendo declarado, nas comemorações da restauração da independência do seu país, a sua convicção: "É inaceitável que, com as condições que Timor-Leste tem, condições financeiras, haja alguém a morrer de fome. Essa é a 𝗽𝗿𝗶𝗺𝗲𝗶𝗿𝗮 preocupação para mim".
Resta-me desejar 𝗼 𝗺𝗮𝗶𝗼𝗿 𝘀𝘂𝗰𝗲𝘀𝘀𝗼 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗲𝘀𝘁𝗮 𝗰𝗮𝗺𝗶𝗻𝗵𝗮𝗱𝗮. Estou certo que o povo timorense não se arrependerá de ter escolhido José Ramos-Horta para seu líder!